-
Arquitetos: Studio RO+CA
- Ano: 2018
-
Fotografias:Denilson Machado – MCA Estúdio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pelo segundo ano consecutivo, o primeiro na CASACOR SP, o Studio ro+ca foi convidado a fazer o espaço Leroy Merlin. O desejo, desde o primeiro projeto em parceria com a marca - na CASACOR RJ 2018 - foi o de mostrar que se pode fazer um ambiente cool e sofisticado com materiais comuns de um home center. O projeto deste ano foi ainda mais completo: um ambiente três vezes maior que o do ano anterior, batizado de Casa Berilo Leroy Merlin.
A escolha do nome vem da pedra Berilo, que simboliza a criatividade e o recomeço: são esses os pilares do Studio ro+ca para cada trabalho, principalmente nos grandiosos e desafiadores como a CASACOR. Além disso, o berilo é um minério que possui muitas derivações, entre elas, a mais valiosa: a esmeralda. Uma pedra só se torna preciosa depois de muito trabalho, e a qualidade da lapidação é fundamental para determinar o valor de uma jóia. E foi essa a inspiração dos profissionais do estúdio: pegar um material bruto, trabalhar e transformá-lo em uma jóia, um objeto de desejo. A inspiração na pedra foi ainda mais além, o verde que leva o nome de esmeralda intenso é a cor predominante.
“Seguindo nosso projeto, selecionamos diversos materiais em visitas à Leroy Merlin que nos mostravam ter um potencial que, mesmo os olhares mais atentos, ainda não haviam os explorado de tal maneira. Após essa seleção, chegamos a três deles, que foram nossos pontos de partida no projeto: a brita telada, o tijolo de vidro e a luminária industrial Hollywood. Todos estavam ali sendo vendidos na loja, mas sem muito destaque e quando nós falamos que queríamos usar, principalmente o tijolo de vidro e a brita telada, algumas pessoas ficaram espantadas”, conta Carlos Carvalho, do Studio ro+ca.
Os tijolos de vidro tornaram-se um cubo que transformou o banheiro em um espaço com bastante iluminação natural. As luminárias Hollywood se transformaram, com a ajuda do especialista em iluminação Maneco Quinderé, em um pendente que, de forma teatral, abriga seis luminárias de tamanhos distintos. A brita telada, por sua vez, permitiu trazer uma das características projetuais dos profissionais ao espaço: misturar materiais brutos com materiais sofisticados. Desse modo, resolvemos fazer a parede de fundo do quarto e banheiro com esse material e contrastar com outros materiais sofisticados. No quarto, por exemplo, uma cama de cor rosa brinca e contrasta com a aspereza das britas, um material 100% bruto.
“O projeto ainda precisava de mais elementos. Então, escolhemos na Leroy Merlin a cozinha planejada e na parede, a pastilha 5x5 branca, por ser um material que gostamos muito de usar em todos os nossos projetos, trazendo um grafismo inspirador ao projeto. O vinílico foi escolhido para fazer o piso; A estante da sala e o armário do closet são também do home center. O método construtivo utilizado para o retângulo onde está inserida a área íntima do espaço é o steel frame, também da Leroy Merlin. Optamos por esse modelo de construção por ser ele ecologicamente correto, rápido e limpo”, explica Rodrigo Béze, do Studio ro+ca.
Além disso, a poltrona Tina, desenho do arquiteto Carlos Carvalho, estrela no projeto e será lançada pela Lider Interiores. “Com todas essas escolhas, conseguimos atingir para nosso espaço uma atmosfera jovem e cool. Após todas as escolhas chegamos a um espaço livre de conceitos, onde se pode misturar materiais brutos com sofisticados, baratos e caros, criando uma atmosfera contemporânea e alinhada com o espírito high-low, altamente em voga e que simboliza um novo caminho pelo qual o studio ro+ca acredita e gosta de transitar”, completa Caio Carvalho, do Studio ro+ca.